Manutenção Preventiva

Para quem precisa de água e um serviço de ótima qualidade

Um serviço permanente de operação e manutenção de poços, baseado em programas sistemáticos de caráter preventivo, certamente proporcionará benefícios na diminuição das despesas de energia e de trabalho das equipes de padronização de materiais e equipamento e redução dos estoques necessários, de modo a garantir a eficiência dos sistemas de abastecimentos de água a assegurar o padrão sanitário.

A detecção da natureza do problema apresentado por um poço, e principalmente, de suas causas mais prováveis, requer o exame cuidadoso das variações das medidas e observações periódicas efetuadas, em associação com registros de desempenho do equipamento de bombeamento. De modo geral, para efeito de análise, os problemas que ocorrerem em poços podem ser classificados como origem mecânica, hidráulica e elétrica.

Você sabe mais do que ninguém a importância de manter a qualidade da água que utiliza no seu dia a dia. Também deve saber que, para preservar a pureza da água que consome, é importante fazer manutenção periódica na estrutura do seu poço artesiano, como orientamos:

A cada dois anos de operação no máximo recomenda-se uma manutenção preventiva geral do poço artesiano e do equipamento submerso de extração d’água, visando preservar a integridade dos equipamentos e a qualidade do poço, fazendo uma limpeza e desinfecção das paredes e do fundo do poço com produtos não poluentes e de alta potencialização.

A cada dois meses de operação devem ser verificados os seguintes itens: isolação (selo sanitário da boca do poço), nível dinâmico de água, condições de vazão (alteração de volume), voltagem e corrente elétrica.

Nível de água e vazão: Observações do nível de água (nível dinâmico do poço) e da vazão devem ser feitas em espaço menor de tempo, pois alterações podem ocorrer em função de diferenças manométricas que resultarão em variações sazonais do nível estático, rebaixamento temporário do nível dinâmico em consequência de prolongado bombeamento e interferência de outros poços artesianos na área. Lembramos, ainda que poderá haver o rebaixamento permanente do lençol freático ou do nível dinâmico se for feito bombeamento durante um longo período de operação (além do recomendado), representando volume maior que a recarga natural do aquífero. Recomendações importantes, principalmente quando o poço se destina ao abastecimento público.

Desta forma, com a análise específica é possível avaliar se há desgaste, rupturas, incrustações e outros problemas que possam afetar o seu bom funcionamento. Exatamente por isso, a BRASPOÇOS disponibiliza o mais completo programa de manutenção preventiva para poços artesianos.